domingo, 17 de agosto de 2008

UMA FÉ CEGA

Transtornos, contrariedades, quem nunca os teve? Não é exatamente uma tragédia, mas algo que foge ao nosso controle e nos tira a paz. Um vazamento de água, um defeito no carro, no computador, uma doença, uma má notícia... São momentos em que nos sentimos impotentes, tentando entender o porquê. Não somente o porquê, mas como tais adversidades podem cooperar para o nosso bem conforme Romanos 8:28.
Um dias destes, logo após um contratempo, fiquei imaginando como aquela “tragédia” poderia cooperar para o meu bem, e o que resultante dela eu poderia chamar de bem. Em primeiro lugar o contratempo em si não é o bem, mas só contribui para isto. Meditando um pouco mais, conclui que o porquê, o como e o que não me pertence saber, mas só confiar. Continuando a caminhar, algo me sussurrou: “a fé é cega”. Imediatamente alguns textos bíblicos começaram a fluir: “a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem”, “bem aventurados os que não viram e creram”. Portanto, a fé é cega; ela não vê, ela só acredita que é possível, que algo bom vai acontecer...
Jesus pergunta a Tomé: “você creu porque me viu? Para crer no visível não é preciso fé. A verdadeira fé, sem ver, visualiza o agir divino através das névoas das adversidades. É paradoxal. Humanamente inconcebível.
Conclui também que preciso deixar de entender por bem somente coisas palpáveis e mensuráveis. Se um infortúnio me aproxima mais de Deus, me torna mais dependente dele e me ensina a confiar cegamente nas Suas promessas, já cooperou para o meu bem.
Infelizmente não é possível transferir experiências, só compartilhá-las. Você terá que aprender com seus contratempos.

Vítor de Oliveira

Um comentário:

Anônimo disse...

A fé é algo teórica até o dia em que temos uma experiência pessoal como esta citada aqui.Que nos tornemos crentes praticantes daquilo que pregamos.