domingo, 17 de agosto de 2008

A GRAÇA DE DEUS

Você com certeza já ouviu a expressão “cair nas graças” que significa “gozar da simpatia ou da benevolência de alguém; cair no gosto de alguém”. Quando falamos da graça de Deus, nos referimos a um favor que Ele nos presta sem nosso merecimento. Gozamos da sua simpatia pelo que somos, não pelo que fazemos. Se alguém tenta fazer algo para merecer seu favor, perde o seu tempo.
Como sempre, os conceitos de Deus são ilógicos para nós. É natural e indiscutível que recompensa e punição devem ser as pagas do que fazemos, não se encaixando neste conceito a idéia de receber algo sem merecimento. Isto só ocorre quando alguém tenta tirar vantagem de uma situação visando o lucro sem esforço.
A graça de Deus tem origem no Seu amor que nada espera em troca. É traduzida também como bondade, misericórdia. Tudo o que Ele nos oferece: Amor, Salvação, Redenção, Perdão são produtos da Sua graça. Nada há que podemos fazer em troca de tudo isto.
Quando Ele manda a chuva, por exemplo, bons e maus são beneficiados. A Sua graça o faz enxergar o que existe de melhor no pior criminoso. Paulo escreve que a Graça de Deus é maior que nossos pecados (Rm 5.20). E outra vez que fomos justificados gratuitamente pela Sua Graça (Rm 3.24). Ou seja, nada nos custa. Nada nos é pedido em troca para que não venhamos a nos envaidecer (Ef 2.8,9).
Quer um exemplo da Graça de Deus? Quem não conhece a história do filho pródigo que esbanjou tudo o que tinha, se arrependeu e volta para o Pai sendo recebido com honras sem ser questionado do porquê dos seus atos?
Tem dúvidas de que Deus possa aceitar você tal como é, sem merecimentos? Aliás, é assim que Ele lhe quer. Quem tem recursos próprios não precisa dele. Jesus procurava a companhia dos homens e mulheres rejeitados pela sociedade. Era criticado por andar com pecadores e imundos. Escolheu nascer na província mais pobre do Império Romano, Belém. Deixou claro que tinha vindo para os doentes, não para os sãos. Quando perdoou o ladrão na cruz, não o criticou pelo seu passado de crimes, quando reencontrou Pedro após este O haver negado, não lhe cobrou explicações. Isto é graça, é Amor.
Mais exemplos? Não é necessário, você é o maior de todos os exemplos...

Vítor de Oliveira

Nenhum comentário: