domingo, 17 de agosto de 2008

O PERDÃO DE DEUS

O pecado original, como é conhecido, deixou o homem em dívida com Deus. O homem não tinha condições de pagar. Na sua misericórdia, Deus providenciou uma forma de pagamento: colocou esta dívida na conta de Jesus, o único capaz de satisfazer a justiça de Deus.
Perdoar é justamente isto: esquecer a dívida. Paulo escreve aos Colossences 2.14 o seguinte: “e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz”. Ali na cruz Jesus pagou nossa conta nos tornando limpos diante de Deus. Ele disse que mesmo que nossos pecados fossem vermelhos (lembra sangue) eles ficariam brancos como a neve (Is 1.18).
1João 1.7 nos diz que “... o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado”. Isto nada tem a ver com merecimento, bondade de nossa parte, boas obras. Deus faz isto independente de qualquer ação, de pessoa, credo, religião. Minha história anterior não interfere. Um dos ladrões crucificado ao lado de Jesus não teve tempo para mudar de vida, nem sequer pediu perdão pelo que tinha feito, só reconheceu que seus atos mereciam a punição que sofria. Foi o suficiente para Jesus liberar seu perdão e prometer que ele estaria nos céus ao partir.
Perdoar não é exatamente esquecer, é não mais cobrar o que foi perdoado, é liberar da culpa, é desculpar. Não se deve mais nada.
O efeito do perdão de Deus sobre nossas vidas nos torna leves, nos devolve a paz perdida, afasta de nós o advogado de acusação, Satanás, que tem a função de apontar a Deus nossos erros.
Muitas pessoas, ao olharem para o estrago feito em suas vidas pelo pecado, não acreditam que podem ser perdoadas. Aos olhos humanos é impossível qualquer reparo. A Bíblia nos garante que nosso passado é apagado, tudo se torna novo. O perdão de Deus nos torna novos homens e mulheres. É o que Jesus chamou de “nascer de novo” em João 3.3, e Paulo diz que nos tornamos “novas criaturas” em 2Co 5.17.
Não há caso perdido para Deus, só para nós. Paulo foi um assassino de cristãos, Deus o transformou no maior missionário de sua época e um dos autores bíblicos mais apreciados. Davi foi homem de guerra e derramou muito sangue, foi conhecido como “um homem segundo o coração de Deus”. Julgando o exterior das pessoas, nenhum destes dois seria aceito em nossas igrejas hoje, mas Deus que julga e modifica corações os perdoou e modelou segundo seus propósitos. Maravilhosos salmos e ensinamentos nos foram legados por intermédio destes dois homens.
Você e eu também podemos usufruir do perdão de Deus. O perdão que apaga o passado, transforma a vida, torna leve a alma... Com poucas palavras você pode consegui-lo: “Pai, pequei. Preciso do teu perdão”. Sem rituais, penitências... Só um coração quebrado e arrependido. Vou dar a você uma pequena incumbência: leia o Salmo 51. Escrito por quem? Davi.

Vítor de Oliveira

Nenhum comentário: